05 junho 2021

História da Estação da CP da Vila de Nelas

A Linha da Beira Alta entrou ao serviço de forma provisória em 1 de Julho de 1882, tendo a linha sido totalmente inaugurada, entre a Figueira da Foz e a fronteira com Espanha, no dia 3 de Agosto do mesmo ano, pela Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses da Beira Alta. Século XX Em 1913, a estação de Nelas era servida por carreiras de diligências até Carvalhal da Louça, Paranhos, Tourais, Vila Chã, Ponte de Santiago, Seia e São Romão. Em 1933, foi instalada uma nova via transversal, que se ligava à linha do cais por uma placa. Em 1935, a Companhia da Beira Alta tinha um serviço de camionagem entre Seia e a estação de Nelas. Em 1936, a Companhia fez grandes obras de reparação nesta estação. Em 1940, foram modificadas as vedações em betão armado e alteradas as vias férreas do lado de Mangualde, de forma a aumentar a sua capacidade para vagões. Em data anterior a 1989 a CP começou a operar uma ligação por autocarros entre a estação de Nelas e a cidade de Viseu, sem paragens intermédias. No verão de 1988 começou a funcionar o serviço Intercidades da Beira Alta, que ligava Lisboa à Guarda. A estação ferroviária de Nelas era, desde o início, uma das paragens efetuadas pelos comboios deste serviço. Em 1989 a CP anunciou que os autocarros para Viseu iriam deixar de começar na estação de Nelas e que iriam passar a começar na estação de Mangualde. A mudança ia ser aplicada quando entrasse em vigor o horário de verão da CP para 1989. A mudança gerou fortes protestos por parte da população e da Câmara Municipal de Nelas. Com efeito, em 27 de Maio de 1989 cerca de 200 populares obstruíram com carris e travessas as linhas na estação de Nelas, o que fez com que o tráfego ferroviário estivesse cortado na Linha da Beira Alta entre as 17:50h e as 20:15h desse dia. Os populares só desmobilizaram quando um funcionário da CP anunciou que a companhia tinha suspenso a decisão de transferir o terminal de Nelas para Mangualde. Na mesma altura, começou a circular o rumor de que os comboios Intercidades iam deixar de parar em Nelas, o que levou o deputado da Assembleia da República Manuel Vaz Freixo (PPD-PSD) a questionar a CP sobre que alterações pretendia fazer às paragens dos comboios que serviam a estação de Nelas. Em Julho de 1989, a CP esclareceu que não pretendia alterar o regime de paragens dos comboios na estação de Nelas; quanto à mudança do terminal do transbordo rodoviário de Nelas para Mangualde, a CP disse que a medida era justificada porque com a construção da via rápida IP5 os acessos de Viseu a Mangualde tornaram-se mais fáceis do que de Viseu a Nelas. Contudo, a companhia reconheceu que a mudança proposta era controversa na região, pelo que decidiu suspender a mudança e realizar um estudo comparativo entre Nelas e Mangualde para averiguar qual seria melhor solução para a ligação por autocarros a Viseu. A CP acabou por decidir manter o terminal em Nelas. Em Junho de 1997 a CP deixou de ser o operador da ligação por autocarros entre Nelas e Viseu: a responsabilidade por assegurar esses serviços foi concessionada à Empresa Marques S.A.. https://pt.wikipedia.org/wiki/Estação_Ferroviária_de_nelas
Lembro-me perfeitamente destes dias em que a Estação estava sempre assim a pinha para as pessoas subirem ao comboio de regresso aos seus destinos, principalmente aos domingos a partir das 14h.

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