05 junho 2021
História da Estação da CP da Vila de Nelas
A Linha da Beira Alta entrou ao serviço de forma provisória em 1 de Julho de
1882, tendo a linha sido totalmente inaugurada, entre a Figueira da Foz e a
fronteira com Espanha, no dia 3 de Agosto do mesmo ano, pela Companhia dos
Caminhos de Ferro Portugueses da Beira Alta. Século XX Em 1913, a estação de
Nelas era servida por carreiras de diligências até Carvalhal da Louça, Paranhos,
Tourais, Vila Chã, Ponte de Santiago, Seia e São Romão. Em 1933, foi instalada
uma nova via transversal, que se ligava à linha do cais por uma placa. Em 1935,
a Companhia da Beira Alta tinha um serviço de camionagem entre Seia e a estação
de Nelas. Em 1936, a Companhia fez grandes obras de reparação nesta estação. Em
1940, foram modificadas as vedações em betão armado e alteradas as vias férreas
do lado de Mangualde, de forma a aumentar a sua capacidade para vagões. Em data
anterior a 1989 a CP começou a operar uma ligação por autocarros entre a estação
de Nelas e a cidade de Viseu, sem paragens intermédias. No verão de 1988 começou
a funcionar o serviço Intercidades da Beira Alta, que ligava Lisboa à Guarda. A
estação ferroviária de Nelas era, desde o início, uma das paragens efetuadas
pelos comboios deste serviço. Em 1989 a CP anunciou que os autocarros para Viseu
iriam deixar de começar na estação de Nelas e que iriam passar a começar na
estação de Mangualde. A mudança ia ser aplicada quando entrasse em vigor o
horário de verão da CP para 1989. A mudança gerou fortes protestos por parte da
população e da Câmara Municipal de Nelas. Com efeito, em 27 de Maio de 1989
cerca de 200 populares obstruíram com carris e travessas as linhas na estação de
Nelas, o que fez com que o tráfego ferroviário estivesse cortado na Linha da
Beira Alta entre as 17:50h e as 20:15h desse dia. Os populares só desmobilizaram
quando um funcionário da CP anunciou que a companhia tinha suspenso a decisão de
transferir o terminal de Nelas para Mangualde. Na mesma altura, começou a
circular o rumor de que os comboios Intercidades iam deixar de parar em Nelas, o
que levou o deputado da Assembleia da República Manuel Vaz Freixo (PPD-PSD) a
questionar a CP sobre que alterações pretendia fazer às paragens dos comboios
que serviam a estação de Nelas. Em Julho de 1989, a CP esclareceu que não
pretendia alterar o regime de paragens dos comboios na estação de Nelas; quanto
à mudança do terminal do transbordo rodoviário de Nelas para Mangualde, a CP
disse que a medida era justificada porque com a construção da via rápida IP5 os
acessos de Viseu a Mangualde tornaram-se mais fáceis do que de Viseu a Nelas.
Contudo, a companhia reconheceu que a mudança proposta era controversa na
região, pelo que decidiu suspender a mudança e realizar um estudo comparativo
entre Nelas e Mangualde para averiguar qual seria melhor solução para a ligação
por autocarros a Viseu. A CP acabou por decidir manter o terminal em Nelas. Em
Junho de 1997 a CP deixou de ser o operador da ligação por autocarros entre
Nelas e Viseu: a responsabilidade por assegurar esses serviços foi concessionada
à Empresa Marques S.A..
https://pt.wikipedia.org/wiki/Estação_Ferroviária_de_nelas
Lembro-me perfeitamente destes dias em que a Estação estava sempre assim a pinha
para as pessoas subirem ao comboio de regresso aos seus destinos, principalmente
aos domingos a partir das 14h.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Património Cultural
-
Chove, faz frio o vento a bater nas janelas a uivar triste pela noite escura como a pedir passagem no sombrio. Noites de frio e chuva me tra...
-
Nelas é uma vila portuguesa no Distrito de Viseu, região Centro e sub-região do Dão-Lafões, com cerca de 4 700 habitantes. Concelho de Ne...
Sem comentários:
Enviar um comentário